Metodologia
Para nós, a mobilização e disseminação do esporte educacional tem que ser simples, prática e didática, fácil de ser explicada e expandida em escala. Nosso compromisso é divulgar os bons exemplos de práticas e resultados de aprendizagem que alcançamos em nossos núcleos nos últimos 15 anos, afim de sensibilizar o governo local, empresas, professores, gestores, parceiros e a comunidade local. Juntar pessoas que acreditam como nós, que o esporte é um dos caminhos para educar pessoas e contribuir para o mundo.
A pedagogia proposta e aplicada pelo Instituto Chuí é a do esporte educacional, fundamentada nos quatro pilares da educação, nas dimensões estruturais pela “Lei Pelé” e com base sugerido por Freire (1989), partilha de ensinar esporte para todos, ensinar esporte bem para todos e ensinar mais do que esporte para todos e os princípios do esporte educacional Inclusão de todos, Construção coletiva, respeito à diversidade, Educação integral e Rumo à autonomia para fortalecer e estruturar nosso método, compartilhamos conhecimentos de instituições e legislações que norteiam o esporte.
O conceito do Esporte Educacional surge na Carta Internacional da Educação Física e do Esporte (Unesco, 1978), que renovou os conceitos do esporte em função da guerra fria. A partir desta data o conceito do esporte foi ampliado com o Movimento Esporte para todos.
Organograma
DIRETORIA EXECUTIVA
- PRESIDENTE – Tiago Camilo
- VICE PRESIDENTE – Ariane Souza Silva
- SECRETÁRIA – José Roberto do Nascimento Lemos
- TESOUREIRO – Leandro Borges
- DIRETOR DE ESPORTE – Gabriela Silva Ferreira
CONSELHO FISCAL
- Heitor Domenciano Costa
- Ronilson Silva Melo
- Samuel Meneghetti